Aprosoja/MS e Ampasul firmam acordo para implantação de certificação RTRS em soja

Publicado em 02/10/2023 17:40
Com o acordo, será estabelecida uma cooperação mútua entre as associações

Com o objetivo de promover mais sustentabilidade e implantar a rastreabilidade na cadeia produtiva da soja, a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS firmou Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão – Ampasul, na última semana.

O acordo prevê a instituição do Programa de Certificação Round Table on Responsible Soy Association -RTRS, em propriedades já certificadas pelo Algodão Brasileiro Responsável de Mato Grosso do Sul. 

Para o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, “certificar a soja sul-mato-grossense vai muito além de um acréscimo de valor na comercialização dos grãos. A longo prazo, com a RTRS já difundida entre os sojicultores, nosso estado poderá acessar mercados com grande potencial de negociação e com elevados níveis de exigências ambientais e sociais”, explicou se referindo aos benefícios de abrangência estadual.

Em todo o mundo, são 47,6 mil produtores certificados, cerca de 2,1 milhões de hectares e 6,8 milhões toneladas de soja certificada, até 2022. No Brasil, a RTRS abrange uma área de 1,5 milhão de hectares e uma produção de 5,6 milhões de toneladas. 

Round Table on Responsible Soy Association -RTRS
Fundada em 2006 em Zurique, na Suíça, a Associação Internacional de Soja Responsável – RTRS é uma organização sem fins lucrativos que promove o crescimento da produção, comércio e uso de soja responsável.  A associação funciona por meio da cooperação com os atores participantes da cadeia de valor da soja ou relacionados a ela - desde a produção até o consumo.

Fonte: Aprosoja MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira