Soja: Com USDA surpreendendo, mercado na CBOT fecha 5ª feira com altas de mais de 30 pts

Publicado em 12/10/2023 16:04
Oleaginosa se recuperou na sessão das mínimas de quase dois anos que vinha registrando no terminal

Os contratos futuros da soja encerraram a sessão desta quinta-feira (12) com alta forte, entre 33 a 37 pontos nos principais vencimentos, na Bolsa de Chicago (CBOT). O mercado, que trabalhava quase que de lado pela manhã, disparou depois da divulgação do relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês).

A entidade trouxe dados de produção e produtividade da safra 2023/24 de grãos dos Estados Unidos abaixo do esperado pelo mercado e das últimas projeções em meio impacto do clima nas lavouras, além de outros indicadores.

O principal vencimento da oleaginosa na CBOT, novembro/23, teve alta de 37,4 pontos ou 2,99%, cotado a US$ 12,90 por bushel. Com isso, os preços futuros da oleaginosa se recuperam das mínimas de quase dois anos que vinham registrando. Nos derivados, o farelo de soja subiu na sessão mais de 4% e o óleo de soja teve valorização de cerca de 1%.

"Notícia boa! Tinha uma ala do mercado que até achava que a safra poderia ser elevada hoje pelo USDA, mas a realidade é que a safra está com qualidade muito baixa desde o começo. Então, provavelmente a safra é menor do que 111,7, mas o mercado gostou desse número. Também tivemos redução de exportação de soja norte-americana", disse Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting.

A produção de soja nos Estados Unidos na temporada 2023/24 foi reduzida para 111,70 milhões de toneladas, sobre 112,84 milhões de toneladas em setembro. A produtividade também caiu para 55,59 sacas por hectare, sobre 56,15 sacas por hectare no último relatório. A expectativa média dos operadores de mercado era de produção em 112,51 milhões de toneladas e produtividade em 55,92 sacas por hectare.

Leia mais:

+ USDA traz produção e produtividade de soja e milho dos EUA 23/24 abaixo do esperado pelo mercado

No Brasil, esta quinta-feira, 12 de outubro, é feriado de Nossa Senhora Aparecida e a maioria das praças não funcionam.

» Clique e veja as cotações completas da soja

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira