China compra mais de 1 mi de t soja nos EUA somente nesta 5ª e vendas americanas passam de 2 mi na semana

Publicado em 09/11/2023 13:34

A China continua bastante presente no mercado norte-americano e fez mais uma compra enorme de soja nos EUA nesta quinta-feira (9) de acordo com números trazidos pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) em seu boletim diário. Foram 1,044 milhão de toneladas da safra 2023/24, além de outras 662,5 mil toneladas para destinos não revelados. 

Este é o quarto anúncio da semana e as vendas americanas já chegam a 2,616 milhões de toneladas entre a nação asiática e demais destinos. 

"A Sinograin continua comprando barcos de soja nos EUA. Nesta madrugada os traders falam em mais dez barcos. Atéagora, na minha contagem, a Sino já comprou perto de 60 barcos de soja americana para embarques de dezembro a fevereiro. Alguns colocam essas compras como risco Brasil - risco de quebra", explica o analista de mercado Eduardo Vanin, da Agrinvest Commodities. 

O analista, todavia, acredita que possa também se tratar "apenas" de uma reposição de reservas depois "de um ano de poucas compras" para esta recomposição. "A quebra da Argentina e as compras menores de soja americana nos últimos meses são as razões principais", completa Vanin. 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades
Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago
Anec eleva previsão para exportação de soja, farelo e milho do Brasil em fevereiro
Ferrugem asiática desafia e impacta a produtividade da soja