AgRural: Atraso aumenta e plantio de soja chega a 68% no Brasil; MT segue no foco

Publicado em 20/11/2023 09:00 e atualizado em 20/11/2023 10:12

O plantio da safra 2023/24 de soja chegou na quinta-feira (16) a 68% da área estimada para o Brasil, contra 61% uma semana antes e 80% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural. Com lentidão no Sul e no Norte/Nordeste devido, respectivamente, ao excesso e à falta de umidade, o plantio brasileiro agora é o mais baixo para esta época do ano desde a safra 2019/20.

Mas é em Mato Grosso que o foco das preocupações ainda se concentra, já que as chuvas registradas na semana passada continuaram irregulares e o calor foi grande. Com pouca umidade, a necessidade de replantio aumenta. A esta altura, porém, os produtores das áreas mais afetadas se dividem entre replantar, deixar a soja do jeito que está para ver se ela se recupera pelo menos parcialmente, ou abandonar parte das lavouras e partir direto para o plantio da segunda safra no início de 2024. 

O replantio também é uma possibilidade em áreas de Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais caso as chuvas não melhorem nos próximos dias. De um modo geral, a irregularidade das precipitações é um problema em grande parte das áreas produtoras do Centro-Oeste, Norte/Nordeste e Sudeste, mas a situação não é tão preocupante como em Mato Grosso.  

No Sul do país, as chuvas seguem frequentes e deixam o plantio muito lento no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Paraná, a umidade dificulta o avanço das máquinas nas áreas de calendário mais tardio. Nas regiões onde o plantio já está finalizado, porém, a safra se desenvolve bem.

***
Plantio de milho verão vai a 80% no Centro-Sul; excesso de umidade preocupa
A semeadura da primeira safra de milho da temporada 2023/24 estava feita em 80% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil até quinta-feira (16), contra 76% uma semana antes e 82% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados levantados pela AgRural. O plantio está praticamente encerrado nos três estados do Sul, mas o excesso de umidade preocupa os produtores devido às dificuldades impostas ao manejo das lavouras e à possibilidade de falhas de polinização.  

Fonte: AgRural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades
Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago
Anec eleva previsão para exportação de soja, farelo e milho do Brasil em fevereiro
Ferrugem asiática desafia e impacta a produtividade da soja