Calendário de plantio da soja em Mato Grosso é prorrogado até 13 de janeiro; mudança atende pleito da Famato

Publicado em 12/12/2023 12:56 e atualizado em 12/12/2023 14:47

O Ministério da Agricultura informou divulgou uma portaria - SDA/MAPA Nº 968, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2023 - estendendo o calendário de plantio da soja em Mato Grosso até 13 de janeiro de 2024. A solicitação ao MAPA e ao Indea (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso) foi feita pela Famato (Federação de Agricultura do Estado de Mato Grosso) em função das condições muito adversas de clima pelas quais passam o estado e comprometem agressivamente a semeadura da oleaginosa. 

>> Clique AQUI e veja a portaria na íntegra. 

O prazo dado ao estado, todavia, é apenas metade do que foi solicitado pela instituição. 

"Embora o pedido da FAMATO ao MAPA tenha sido feito para a prorrogação em 40 dias, face as condições geoclimáticas adversas, fomos atendidos em 20 dias. A FAMATO informa que estará atenta à evolução do plantio nas áreas, sobretudo às mais afetas pelos impactos do fenômeno climático El Niño e caso o prazo não seja suficiente, estaremos preparados e em alerta para agir e atender as demandas dos Produtores Rurais Mato-grossenses", traz a nota oficial da Federação.

Abaixo, veja o comunicado na íntegra:


Em seu último reporte, o IMEA (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) trouxe um corte na área, produtividade e produção de soja esperadas para o estado na safra 2023/24. A área foi reduzida em 0,74% para 12,13 milhões de hectares. 

"Isso foi pautado pelo alto percentual de replantio apontado pelos informantes do Imea, estimado em 5,04% da área total prevista para o
estado. Além disso, o clima quente e os longos períodos sem chuvas em vários municípios de MT têm impactado no desenvolvimento das lavouras e, em alguns talhões, já é observado o encurtamento do ciclo da soja, o que pode prejudicar no potencial produtivo da planta".

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira