Soja: Mercado em Chicago dá sequência às baixas de olho no cenário logístico e no clima da AMS

Publicado em 21/12/2023 08:17

As baixas no mercado da soja continuam nesta manhã de quinta-feira (21). Perto de 8h (horário de Brasília), os futuros da oleaginosa perdiam de 4,75 a 5,25 pontos, levando o janeiro a US$ 13,03 e o maio a US$ 13,22 por bushel. O mercado segue caminhando lateralizado. 

Os traders esperam por novas notícias e, no aguardo, seguem ajustando suas posições nesta reta final de 2023. O foco central permanece sobre o clima na América do Sul, que traz agora mapas climáticos sinalizando condições melhores de chuvas e temperaturas em queda para o Centro-Oeste do Brasil. Todavia, o cenário precisa ser confirmado para mudar a realidade já muito fargilidade da safra brasileira. 

Do lado da demanda, ela segue mais presente ainda nos EUA, onde a Sinograin continua fazendo suas compras nesta semana. "Ontem a tarde, corretores nos EUA comentavam sobre três a quatro barcos negociados para embarque abril", explicou o analista de mercado Eduardo Vanin, da Agrinvest Commodities. 

Um ponto de atenção, porém, e que também traz pressão às cotações é o atual momento dos fretes marítimos. "Todos estão preocupados com o Canal de Suez, em especial a Europa. Os fretes continuam subindo; fundos continuam adicionando venda aos contratos agrícolas, em especial o milho", complementa Vanin. 

Veja como fechou o mercado nesta quarta-feira:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja ainda sobe levemente em Chicago nesta 6ª, se recuperando das últimas baixas
Soja volta a subir em Chicago nesta 6ª, com petróleo em alta e ajustes de posições; portos do BR estáveis
Soja em Chicago, prêmio e dólar em queda nesta 5ª feira pesam sobre preços e novos negócios no Brasil
Soja segue em queda na Bolsa de Chicago nesta 5ª, acompanhando baixa dos grãos
Soja tem dia de queda em Chicago com movimento puxado pelo recuo do óleo de soja
Soja recua em Chicago nesta manhã de 4ª feira, se ajustando após dias de volatilidade