ABIOVE revisa projeções do complexo soja para 2023 e 2024

Publicado em 22/12/2023 10:00

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) atualizou as estatísticas mensais do complexo soja no Brasil até novembro de 2023 e as projeções para 2024.

Os dados compilados de janeiro a novembro deste ano indicam que a produção de soja em grão deve crescer um pouco e chegar a 158,7 milhões de t, com manutenção do processamento em 53,6 milhões de t. 

As estimativas para os coprodutos da soja permanecem inalteradas. A produção de farelo em 41 milhões de t e a de óleo em 10,8 milhões de t.

As projeções para exportações indicam: i) pequeno aumento da soja em grão, chegando a 101,5 milhões de t; ii) farelo de soja crescendo para 22,2 milhões de t; e iii) manutenção do óleo de soja em 2,35 milhões de t. A expectativa de receita proveniente dessas exportações em 2023 está mantida em US$ 67,1 bilhões.

SAFRA 2024

As estimativas para 2024 também foram revisadas pela ABIOVE. A produção de soja deve ficar em 160,3 milhões de t, número inferior à última projeção (161,9 milhões), com um processamento mantido em 54,5 milhões de t.

A produção dos derivados da soja segue sem alterações. A de farelo em 41,7 milhões de t e a de óleo de soja em 11 milhões de t.

As exportações foram reavaliadas: i) a soja em grão cai de 100,2 milhões de t do levantamento anterior para 99,3 milhões de t; ii) o farelo de soja cresce um pouco, de 21,6 milhões de t para 21,7 milhões; e iii) o óleo de soja apresenta uma ligeira queda, de 1,6 milhão de t do balanço anterior para 1,45 milhões de t. Este menor volume se justifica pelo incremento da demanda para consumo doméstico. Por fim, a expectativa é de que as exportações dos produtos do complexo soja em 2024 gerem US$ 64 bilhões em divisas.

Fonte: Abiove

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja ainda sobe levemente em Chicago nesta 6ª, se recuperando das últimas baixas
Soja volta a subir em Chicago nesta 6ª, com petróleo em alta e ajustes de posições; portos do BR estáveis
Soja em Chicago, prêmio e dólar em queda nesta 5ª feira pesam sobre preços e novos negócios no Brasil
Soja segue em queda na Bolsa de Chicago nesta 5ª, acompanhando baixa dos grãos
Soja tem dia de queda em Chicago com movimento puxado pelo recuo do óleo de soja
Soja recua em Chicago nesta manhã de 4ª feira, se ajustando após dias de volatilidade