Colheita de soja no Brasil é a mais antecipada desde 2017 por seca, diz Pátria AgroNegócios

Publicado em 12/01/2024 16:52

SÃO PAULO (Reuters) - O processo de colheita de soja no Brasil na temporada 2023/24 atingiu 2,38% da área até esta sexta-feira, o mais antecipado desde 2017, já que a seca e o calor que reduziram as produtividades também encurtaram o ciclo das lavouras, apontou a consultoria Pátria AgroNegócios.

Nesta época em 2023, o Brasil havia colhido 0,85% da área, versus 1,68% em 2022 e 1,10% na média dos últimos cinco anos, segundo dados da consultoria.

"Apesar do plantio lento", quando produtores tiveram os trabalhos limitados pelo tempo seco, "a colheita se mostra acelerada no Mato Grosso", disse o diretor da consultoria, Matheus Pereira.

Segundo ele, isso também sinaliza "baixa saúde vegetal e redução das produtividades".

Relatos dos clientes da Pátria AgroNegócios no Estado de Mato Grosso apontam para "decepções nos rendimentos".

Na véspera, a consultoria estimou a safra brasileira em 143,18 milhões de toneladas, número 7,4% menor em relação ao ciclo anterior.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe forte em Chicago nesta tarde de 2ª em Chicago e testa máxima em quase dois meses
ENSSOJA 2026 coloca a semente de soja no centro do debate nacional
Soja/Cepea: Com demanda aquecida, valor do grão segue firme
Preços da soja sobem em Chicago nesta 2ª feira e superam os US$ 12/bushel nos contratos julho e agosto
Soja fecha em alta nos principais vencimentos em Chicago
Safra de soja do Brasil deve atingir novo recorde em 2025/26 após revisão de produtividade, aponta Hedgepoint