Live: Apta Regional aborda a produção da soja em áreas de canavial

Publicado em 31/01/2024 11:36

O pesquisador científico da Apta Regional de Pindorama (Apta/SAA) Everton Luís Finoto, engenheiro agrônomo e doutor em fitotecnia, participa ao vivo, nesta quarta-feira, 31, às 20h, de conversa sobre a produtividade de soja em áreas de renovação de canavial. A live será transmitida pelo perfil de Instagram @tuneosediyama, do professor Tuneo Sediyama [doutor em Melhoramento de Soja].

Como conta o pesquisador, a unidade de pesquisa de Pindorama está atualmente coordenando o projeto “Rede Avaliação de Cultivares e Tecnologias de Produção de Soja no Estado de São Paulo”. Segundo Finoto, a pesquisa tem contribuído para rápido avanço desta leguminosa no estado de SP nos últimos dez anos. “Graças a parcerias com o setor da cana-de-açúcar, a renovação das lavouras quase triplicou nas áreas cultivadas com soja.”

Finoto explica que o sistema de produção de cana utiliza as culturas da soja, amendoim e outras leguminosas como adubo verde na renovação do canavial. A cultura da soja merece destaque por exercer uma relevante contribuição na melhoria dos sistemas produtivos paulistas, atuando principalmente na sucessão de culturas e reforma de áreas canavieiras. “Além dos benefícios econômicos gerados com a produção de grãos, também é excelente fornecedora de nitrogênio para o solo, por meio da fixação biológica”, ressalta o especialista.

Sediyama, que conduzirá a conversa da noite, destaca que será uma oportunidade de “aprimorar o conhecimento, esclarecer dúvidas e participar de uma discussão enriquecedora”. “Junte-se e faça parte de uma comunidade comprometida em impulsionar a produtividade da soja para patamares inéditos”, convida o professor.

Fonte: Apta

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Céleres: Safra de soja 2025/26 deve alcançar novo recorde no Brasil
Soja se alinha antes do novo USDA e opera com leves baixas na Bolsa de Chicago nesta 3ª feira
Produtor de MT vendeu quase metade da safra de soja, aponta Imea
Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago, dólar perde os R$ 5,20 e preços sentem no Brasil
USDA informa venda de mais de 260 mil t de soja para a China
AgRural: Com colheita de soja em 16% no Brasil, RS segue como maior preocupação