AgRural: Colheita de soja vai a 48% da área no Brasil em boa semana para Matopiba e RS

Publicado em 04/03/2024 11:05

A área cultivada com soja na safra 2023/24 do Brasil estava 48% colhida até quinta-feira (29), contra 40% uma semana antes e 43% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural. Chuvas menos intensas no Matopiba (importantes para dar ritmo à colheita e limitar problemas de qualidade), aliadas a volumes bem-vindos pelas lavouras em enchimento de grãos do Rio Grande do Sul, foram o destaque da semana.

***

Fevereiro termina com 86% da safrinha plantada no Centro-Sul do Brasil

O plantio da safrinha 2024 de milho atingiu na quinta-feira (29) 86% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 73% na semana anterior e 70% no mesmo período do ano passado, segunda dados da AgRural.

A semeadura seguiu em ritmo forte, com os produtores fazendo o possível para encerrar os trabalhos dentro da janela ideal, que terminou no fim de fevereiro em boa parte de Mato Grosso e no oeste do Paraná, e vai até 10-15 de março nas demais áreas do Centro-Sul.

A colheita de milho verão 2023/24 do Centro-Sul, por sua vez, chegou a 49% da área cultivada, contra 42% na semana anterior e 37% um ano atrás. 

Fonte: AgRural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prêmios da soja disparam na primeira quinzena de maio, atingem maior patamar do ano e sinalizam oferta mais curta no Brasil
Colheita de soja do RS atinge 85% da área; Emater vê "drástica" redução na qualidade
Soja do RS: Tamanho das perdas do que poderia ser a melhor safra da história ainda é uma grande incógnita
Bolsa reduz previsão de safra de soja da Argentina; colheita atinge 63,7% da área
Em Campo Belo do Sul (SC), chuvas desde o início de maio causam perdas de quase um terço na safra de soja, aponta lidereança