Colheita de soja do Paraná atinge 80% da área, maior índice em 8 anos, diz Deral

Publicado em 19/03/2024 12:53 e atualizado em 19/03/2024 16:07

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja do Paraná, que caminha para ser o terceiro Estado produtor do Brasil na safra 2023/24, avançou para 80% da área projetada, o maior índice para esta época desde a temporada 2016, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), nesta terça-feira.

Até a semana anterior, os produtores paranaenses tinham colhido 73% da safra de soja, enquanto no mesmo período do ano passado o indicador de colheita era de 60% da área.

Na temporada atual, produtores puderam iniciar o plantio mais cedo, beneficiados por chuvas. Depois, com o tempo seco, o ciclo das lavouras foi acelerado, o que também reduziu a produtividade em parte do Estado.

O índice de colheita atual só fica atrás dos 83% registrados na mesma época de 2016. Entre 2022 e 2020, o indicador era de 75%.

A maior parte das áreas de soja já estão em maturação.

O Deral informou também que o plantio de milho avançou para 96% da área projetada, ante 91% na semana anterior e 77% na mesma época do ano passado.

Com a colheita de soja adiantada, o índice de plantio de milho é também o mais avançado em vários anos, igualando o patamar registrado em 2016.

O Deral não apontou modificações significativas na condição da safra de milho, colocando 92% em boa situação.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja vai a R$ 160 nos portos do Brasil com nova disparada em Chicago e alta do dólar nesta 4ª
Área de soja cresce cerca de 43 mil hectares no Piauí e no Maranhão, enquanto Acre e Amazonas registram queda conjunta de 12%, revela Serasa Experian
Vazio sanitário antecipa decisões importantes para a próxima safra de soja
Soja opera com leves altas em Chicago nesta 4ª feira (26); farelo sobe forte e óleo cai mais de 1%
Com altas "fora de época", soja sobe mais de 1% na Bolsa de Chicago e preços sobem também no Brasil
Anec reduz exportação de soja do Brasil em agosto, mas total deve superar 10 mi t