CNA e Faep avaliam soluções para classificação automatizada de soja

Publicado em 13/05/2024 13:59
Reunião para discutir o tema foi na quinta (9), em Maringá (PR)

A Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA participou de uma reunião para discutir a classificação automatizada da soja, na quinta (9), em Maringá (PR).

O encontro, realizado por meio de uma parceria entre a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e o Sindicato Rural de Maringá, teve a presença de produtores rurais, cooperativas, instrutores do Senar e empresas de tecnologia.

Segundo o presidente da comissão, André Dobashi, diante da relevância do tema e a necessidade de eliminar a subjetividade na classificação, é importante e estratégico aproximar os produtores das tecnologias disponíveis, com o objetivo de melhorar o ambiente de negociação da oleaginosa.

“As tecnologias de análise de imagem apresentadas são promissoras. Em curto prazo, teremos soluções em nível comercial que vão auxiliar na redução no tempo da classificação de grãos de soja, bem como na assertividade na definição de defeitos”.

Já o vice-presidente da comissão, José Borghi, afirmou que a CNA e FAEP estão na vanguarda das discussões sobre a tecnologia.

“Os produtores são essenciais nesse processo para validar as tecnologias e incorporá-las dentro do processo de comercialização. Seremos pioneiros no desenvolvimento e apoio dessas ferramentas e no treinamento desses profissionais do futuro”, disse.

O assessor técnico da CNA, Tiago Pereira, explicou que a entidade defendeu a regulamentação das tecnologias em conjunto com os órgãos competentes e testar modelos de pilotos com as federações estaduais e sindicatos.

Durante a reunião foi realizada uma rodada de testes de classificação automatizada da soja, com a apresentação das empresas de tecnologia Tbit e ZoomAgri.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Expectativa de compras chinesas sustenta altas para os futuros da soja em Chicago nesta quinta-feira
Soja amplia ganhos na Bolsa de Chicago com valorizações nesta quinta-feira
Produtos do esmagamento de soja ampliam diversificação de mercados e geração de valor na cadeia agroindustrial
Soja volta a subir em Chicago nesta 4ª feira e, combinada com alta do dólar, puxa preços no Brasil
Julho chega com "Weather Market" definitivo: Clima nos EUA assume o controle dos preços na Bolsa de Chicago
Soja inicia julho com estabilidade na Bolsa de Chicago após relatório do USDA, de olho no clima