ABIOVE reduz projeção para safra e mantém para esmagamento da soja na temporada 2023/24

Publicado em 18/06/2024 10:26
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) atualizou as estatísticas mensais do complexo brasileiro da soja até abril de 2024.

As projeções da entidade para o atual ciclo sofreram poucas alterações. A expectativa é de que a produção de soja em grão chegue a 152,5 milhões/t (-1,4 milhões/t em relação ao levantamento anterior), com o esmagamento mantido em 54,5 milhões/t. A produção do farelo de soja permanece estimada em 41,7 milhões/t e a do óleo em 11 milhões/t.

Processamento Mensal

O processamento do mês de abril foi de 4,35 milhões/t, queda de 0,6% em relação a março de 2024 e aumento de 0,6% em relação a abril de 2023, quando ajustado pelo percentual amostral de 90,6%.

Comércio Exterior

Os volumes de exportação seguem inalterados: 97,8 milhões/t de soja em grão, 21,6 milhões/t de farelo de soja e 1,1 milhões/t de óleo de soja. A projeção de receita com essas vendas do complexo soja para o mercado exterior é de US$ 54,1 bilhões neste ano.

Fonte: Abiove

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS