Plantio de soja na Argentina aumenta à medida que safra de milho enfrenta problemas

Publicado em 12/09/2024 09:59 e atualizado em 12/09/2024 10:52

BUENOS AIRES (Reuters) - Os agricultores argentinos estão optando por mais soja nesta temporada, já que o plantio de milho foi afetado pelo clima seco e pelo temor de doenças transmitidas pelo inseto cigarrinha, informou a Bolsa de Cereais de Rosário na quarta-feira.

A área de plantio de soja para 2024/25 está prevista em 17,7 milhões de hectares, 7,5% acima da temporada anterior, de acordo com a bolsa.

Isso colocaria a colheita de soja entre 52 milhões e 53 milhões de toneladas métricas, segundo o relatório.

Enquanto isso, a área de plantio de milho da safra 2024/25 está sendo reduzida, pois os agricultores precisam plantar cedo para evitar a bactéria espiroplasma, transmitida por cigarrinhas.

No entanto, "as chuvas de setembro não estão chegando", disse a bolsa, e alguns agricultores estão "forçando" o plantio, com o solo da região central de cultivo em condições de umidade abaixo do ideal.

"Por causa disso, haverá mais dependência das chuvas daqui para frente."

A área de milho na temporada 2024/25 pode ser 21% menor do que na temporada anterior, com 8 milhões de hectares, de acordo com a bolsa, fazendo com que a colheita fique entre 51 milhões e 52 milhões de toneladas.  

(Reportagem de Lucila Sigal)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja deve voltar a subir no 2º semestre com ameaça do El Niño sobre safra do Brasil, afirma analista
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas testando os dois lados da tabela
Preços da soja ampliam perdas em Chicago nesta 6ª feira, após relatório do USDA e clima nos EUA
Trump, USDA, El Niño: Soja tem 5ª feira cheia, recuando na Bolsa de Chicago e no Brasil
Soja fecha em queda nesta 5ª feira com pressão do Oriente Médio e de olho no novo USDA
Aprosoja MT reforça os cuidados durante o Vazio Sanitário da soja