Anec eleva previsões de exportação de soja, milho e farelo de soja do Brasil em dezembro

Publicado em 10/12/2024 10:34 e atualizado em 10/12/2024 13:14

SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de soja do Brasil deve alcançar 1,57 milhão de toneladas em dezembro, ante 1,24 milhão na previsão da semana anterior, apontou relatório da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) nesta terça-feira.

Ainda assim, os embarques nacionais da oleaginosa cairiam em mais de 50% em relação a dezembro do ano passado, quando havia maior oferta para manter os volumes na entressafra.

O Brasil exportou 3,79 milhões de toneladas em igual mês de 2023, quando o país fechou o ano com exportações recordes de 101,3 milhões de toneladas de soja.

Para 2024, os embarques são previstos agora pela Anec em 97,4 milhões de toneladas.

O embarque de milho brasileiro para o exterior foi previsto em 3,96 milhões de toneladas neste mês, contra 3,59 milhões na previsão anterior e 6,46 milhões no mesmo período do ano passado.

A projeção para o ano ficou em 38,15 milhões de toneladas, ante 55,56 milhões de toneladas do cereal em 2023.

Já a estimativa para a exportação de farelo de soja do país ficou em 1,9 milhão de toneladas, versus 1,44 milhão na previsão anterior e praticamente 2 milhões no mesmo período do ano passado.

Com isso, o Brasil marcaria um novo recorde anual nos embarques de farelo de soja, com quase 23 milhões de toneladas, ante 22,3 milhões no ano passado.


(Por Gabriel Araujo e Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS