Seca no RS ameaça produção de grãos e preocupa agronegócio brasileiro

Publicado em 27/01/2025 11:45

A estiagem prolongada no Rio Grande do Sul acende um alerta para os produtores de soja e milho. A ausência de chuvas há mais de 30 dias em algumas regiões, principalmente no oeste do estado, já comprometeu mais de 50% da produção local.

A situação está relacionada ao fenômeno La Niña, que reduz as chuvas e eleva as temperaturas no Sul do Brasil. O impacto da seca vai além das lavouras: o Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de grãos do país, e os prejuízos podem afetar tanto as exportações quanto os preços dos alimentos derivados de grãos, contribuindo para pressões inflacionárias.

Para comentar os impactos da estiagem no setor agrícola e as estratégias que podem ser adotadas diante desse cenário, sugiro Felipe Jordycoordenador de inteligência e estratégia da Biond Agro. A empresa é referência em inteligência estratégica e gestão de comercialização de grãos, com mais de 25 anos de mercado.

Fonte: Biond Agro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira