Soja intensifica baixas em Chicago nesta 5ª e acompanha novo tombo do farelo

Publicado em 30/01/2025 13:10
Mercado atento ainda às políticas tarifárias de Trump

Na tarde desta quinta-feira (30), o mercado da soja intensificou suas baixas e, perto de 12h50 (horário de Brasília), trabalhavca com perdas de dois dígitos nos principais vencimentos. Os recuos variavam entre 12,75 e 15,75 pontos, com o maio valendo US$ 10,60 e o julho, US$ 10,74 por bushel. Novamente, os futuros do grão acompanham o movimento negativo dos mercados vizinhos, com perdas no farelo, no óleo e no milho. O trigo era o único que voltava a subir na tarde de hoje. 

Segundo a análise da Agrinvest Commodities, a reação dos preços vem diante do "aumento dos temores sobre a tarifação que Trump pretende implementar sobre o México e o Canadá. O mercado acredita que, na virada do mÊs, algumas já podem ser aplicadas. A expectativa é de que o governo de Trump aplique tarifas graduais, começando entre 10% e 15%".

Além desta preocupação, o mercado da soja na CBOT sente ainda a pressão das vendas semanais para exportação, que vieram menores do que as expectativas. Foram vendidas 438 mil toneladas, enquanto o mercado epserava algo entre 450 mil e 1,7 milhão. Em toda temporada, porém, o total já comprometido pelos EUA supera em 11% o mesmo período do ano passado. 

Os traders trabalham com notícias já conhecidas e por isso as altas têm sido pontuais quando se apresentam. A safra da América do Sul segue como foco central do mercado neste momento, se distanciando do seu teto produtivo em função de adversidades climáticas. E embora este ainda seja um pilar importante para as cotações, a oferta sul-americana deverá ser recorde e as expectativas ainda exercem pressão sobre os preços. 

Também no radar estão a China em período de feriado e ausente dos negócios, o impacto ainda sendo entendido das retenciones mais baixas na Argentina, o comportamento de Donald Trump e o macrocenário, em especial o comportamento do dólar.  

 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto