Soja cai em Chicago nesta manhã de 2ª feira, pressionada pelas perdas do óleo e dos grãos

Publicado em 05/05/2025 07:45
Mercado de olho nos conflitos EUAxChina, RússiaxUcrânia, além do clima no Meio-Oeste americano

Os preços da soja iniciam a semana na Bolsa de Chicago operando em queda nesta segunda-feira (5). Perto de 7h25 (horário de Brasília), as cotações perdiam entre 6,50 e 8 pontos nos principais vencimentos, com o julho sendo cotado a US$ 10,50 e o setembro a US$ 10,21 por bushel. 

A semana começa negativa também para os preços do trigo e do milho na CBOT, bem como do óleo, que perdia mais de 1,4% e ajudava na pressão sobre os futuros do grão. 

O clima no Meio-Oeste americano e mais o caminhar da guerra comercial entre China e EUA permanecem sendo o foco central dos traders, com um espaço também para as notícias que chegam ainda do conflito entre Rússia e Ucrânia nos últimos dias.

"A Ucrânia atacou o porto de NOVOROSSIIK, danificando um importante terminal de embarque de produtos agrícolas da Rússia. Politicamente o fato é muito relevante e pode despertar novos desentendimentos entre os países .  A Rússia declarou estado de emergência", afirma o diretor geral do Grupo Labhoro, Ginaldo Sousa.

Ele explica também que a "guerra comercial deve se estender por mais algum tempo, até que Estados Unidos e China tomem  total conhecimento do estrago que as tarifas estão causando em suas economias". 

Sobre o clima nos EUA, Sousa afirma que o final de semana foi de tempo mais seco nas regiões centro e oeste do Corn Belt, "onde entendemos que o avanço do plantio mostre dados mais consistentes  com a realidade climática e  com o Milho mostrando uma área plantada  superior a  50%. As previsões climáticas para os próximos 10 dias mostram tempo seco em todo o Corn Belt, com tendência a se estender e  com temperaturas em elevação. O clima mais seco deverá acelerar o plantio ainda mais, mas aqui vai um  alerta, recomendamos focar e acompanhar o clima com mais frequência  e observar as janelas ideais para o encerramento do plantio, tanto para milho, como para soja".

Veja como fechou o mercado na última semana:  

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja no mercado brasileiro dão oportunidade ao produtor, apesar da pressão em Chicago
Anec passa a ver aumento na exportação de soja do Brasil em junho ante 2025
Importação de soja pela China em maio supera expectativa com avanço na oferta do Brasil
Soja testa os dois lados da tabela em Chicago nesta 3ª e tem suporte no farelo
Soja fecha em queda nesta 2ª feira em Chicago, mas mercado tem espaço para recuperação nas próximas semanas
Soja segue recuando em Chicago nesta 2ª, com mercado cauteloso diante da escalada das tensões no Oriente Médio