Brasil pode produzir 180 mi t de soja em 2025/26, diz 3Tentos

Publicado em 11/09/2025 16:09 e atualizado em 11/09/2025 18:04

 

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil pode produzir 180 milhões de toneladas de soja na temporada 2025/26, disse o presidente do conselho da empresa do setor agrícola 3Tentos, Luiz Dumoncel, durante um evento do setor nesta quinta-feira.

Isso representaria um aumento de quase 10 milhões de toneladas em relação à safra 2024/25, quando o Brasil produziu um recorde histórico de 171,5 milhões de toneladas de soja, de acordo com a Conab.

A produção de milho pode chegar a 140 milhões de toneladas em 2025/26, acrescentou Dumoncel, citando projeções do setor. Se confirmado, será muito semelhante à produção de milho na temporada que está chegando ao fim, que a Conab estimou em 139,7 milhões de toneladas.

Em um painel com outros representantes do setor, o chairman da empresa com atuação em insumos agrícolas e processamento de grãos disse que o mercado espera um padrão climático La Niña de baixa intensidade na nova temporada, o que significa que os agricultores podem esperar uma segunda metade do ano chuvosa.

Ele observou, no entanto, atrasos na chegada das chuvas no Centro-Oeste, a mais importante região produtora de grãos do Brasil, embora alguns agricultores já tenham começado a plantar sua nova soja em campos irrigados.

Os produtores brasileiros começaram a plantar soja em certas áreas do Estado do Paraná na semana passada, de acordo com a consultoria AgRural.

Normalmente, os agricultores começam a plantar sua nova safra de soja em meados de setembro em grandes Estados, incluindo o Mato Grosso.

(Reportagem de Ana Mano)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados
Soja recua em Chicago nesta tarde de 4ª feira, acompanhando perdas de mais de 1% no óleo