Brasil pode produzir 180 mi t de soja em 2025/26, diz 3Tentos

Publicado em 11/09/2025 16:09 e atualizado em 11/09/2025 18:04

 

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil pode produzir 180 milhões de toneladas de soja na temporada 2025/26, disse o presidente do conselho da empresa do setor agrícola 3Tentos, Luiz Dumoncel, durante um evento do setor nesta quinta-feira.

Isso representaria um aumento de quase 10 milhões de toneladas em relação à safra 2024/25, quando o Brasil produziu um recorde histórico de 171,5 milhões de toneladas de soja, de acordo com a Conab.

A produção de milho pode chegar a 140 milhões de toneladas em 2025/26, acrescentou Dumoncel, citando projeções do setor. Se confirmado, será muito semelhante à produção de milho na temporada que está chegando ao fim, que a Conab estimou em 139,7 milhões de toneladas.

Em um painel com outros representantes do setor, o chairman da empresa com atuação em insumos agrícolas e processamento de grãos disse que o mercado espera um padrão climático La Niña de baixa intensidade na nova temporada, o que significa que os agricultores podem esperar uma segunda metade do ano chuvosa.

Ele observou, no entanto, atrasos na chegada das chuvas no Centro-Oeste, a mais importante região produtora de grãos do Brasil, embora alguns agricultores já tenham começado a plantar sua nova soja em campos irrigados.

Os produtores brasileiros começaram a plantar soja em certas áreas do Estado do Paraná na semana passada, de acordo com a consultoria AgRural.

Normalmente, os agricultores começam a plantar sua nova safra de soja em meados de setembro em grandes Estados, incluindo o Mato Grosso.

(Reportagem de Ana Mano)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita de soja em MT atinge 25% da safra; plantio de milho e algodão avançam, diz Imea
Soja abaixo dos R$ 100/sc foi vista em mais regiões do BR, mas dólar ajudou a conter as perdas
Dólar dispara mais de 1% com indicação de Trump ao Fed e soja cai forte em Chicago
Aiba: Identificada primeira ocorrência de Ferrugem Asiática na safra 2025/26 de soja da Bahia
Após semana de volatilidade e ganhos, soja recua em Chicago em movimento técnico de ajustes nesta 6ª
Potencial da safra de soja gaúcha "segue" elevado, mas depende de chuvas, diz Emater