Secretaria/MS esclarece cobrança do ICMS referente a soja

Publicado em 03/09/2009 08:05
A Secretaria de Fazenda elaborou nota onde esclarece que a pauta fiscal da soja, que serve de base para cobrança de ICMS, não tem relação com o preço pago ao produtor.

O assunto é regulamentado em lei, e o calculo leva em conta todos os encargos e o valor pelo qual a soja é comercializada ao final da cadeia produtiva, inclusive o frete, argumenta.

“Essa política é fixada em Lei, não podendo ser alterada administrativamente”, esclarece o governo.

As explicações são em decorrência de indicação apresentada pelo deputado estadual José Teixeira (DEM) que solicitou na Assembléia Legislativa a redução da pauta, em função da diferença existente entre o preço da soja pago ao produtor e o preço utilizado para fixação do imposto devido, processo feito dessa forma já há 10 anos.

“O preço pago ao produtor não inclui encargos como Fundersul e Funrural, frete, taxas e outros custos que fazem parte do preço final praticado pelas cerealistas e indústrias. Baixar a pauta, portanto, não beneficiaria ao produtor que recebe pelo produto o preço de mercado, mas a grande cerealista que arcaria com menos encargos”, justifica a Secretaria.

Segundo o governo, a diferença entre os dois preços existe em função de estágios diferentes do processo de comercialização. “A cobrança do ICMS, estabelecida por Lei se dá no final, incidindo sobre o preço cheio”, na avaliação da Secretaria, Zé Teixeira “estaria confundindo os dois preços”.

“Além disso, por determinação do governador Andre Puccinelli a pauta da soja vem acompanhando as oscilações de mercado, para evitar prejuízos aos produtores. Não há, segundo a Sefaz, cobrança indevida ou injusta e a pauta acompanha de perto os preços de mercado. No caso da soja, o preço final da comercialização”, conclui a Secretaria.

Tags:

Fonte: Campo Grande News

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira