El Niño também pode ser sinônimo de seca

Publicado em 23/10/2009 09:07

O El Niño costuma ser recebido de braços abertos pelos produtores da porção meridional da América do Sul durante os meses de verão. O motivo, claro, é o bom volume de chuvas que está associado ao fenômeno meteorológico.

Como se sabe, o El Niño se caracteriza pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico na altura da Linha do Equador. O que pouca gente sabe é que o fenômeno tem uma variante que resulta num cenário completamente diferente para o sul da América do Sul. Sim, é o El Niño com seca, conhecido nos meios acadêmicos como El Niño Modoki.

A diferença entre um e outro está na localização em que ocorre o aquecimento das águas do Pacífico Equatorial. Em vídeo veiculado no site da AgRural (clique aqui para assistir), o repórter Heitor Hayashi explica como os dois El Niños se diferenciam, mostra o que ocorreu com o volume de chuvas no Brasil na última vez que o Modoki passou por aqui e, mais importante, começa a acompanhar como andam as temperaturas no Oceano Pacífico.

Tags:

Fonte: AgRural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes