INTERNACIONAL: Monsanto pode perder tentativa de interromper as importações argentinas de soja

Publicado em 09/03/2010 11:43 e atualizado em 09/03/2010 15:38
A Monsanto, maior companhia de sementes do mundo, não pode contar com uma patente europeia para a soja e assim bloquear as importações de farelo de soja argentino, disse um assessor da União Europeia. 

A patente europeia para a característica que torna a soja mais resistente a herbicidas não se estende ao farelo de soja de sementes patenteadas, explicou Paolo Mengozzi, advogado do Tribunal de Justiça Europeu.

A Argentina, terceiro maior exportador de soja depois do Brasil e Estados Unidos, é um dos poucos países onde a Monsanto não detém a patente das sementes resistentes a herbicidas. A decisão da patente europeia pode autorizar a empresa a bloquear as importações argentinas de farelo de soja e produtos relacionados.

Mesmo não podendo atuar com essa patente na Argentina, a Monsanto compensa com o uso das patentes em outros países, como o Brasil, graças a acordos com agricultores. Em 2008, 68,5% das exportações de soja e de produtos de soja da Argentina foram para os Estados Unidos, segundo informações da Bolsa de Cereais de Rosário. 

Tradução: Carla Mendes

Tags:

Fonte: Bloomberg

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco