Dia de grande volatilidade no mercado da soja

Publicado em 12/07/2010 18:05 e atualizado em 12/07/2010 19:29
As preocupações com a demanda firme e incerteza quanto as produtividades finais das lavouras norte americanas com um longo período de risco climático a frente seguem sustentando os futuros especialmente os vencimentos mais curtos. Na prática o movimento de hoje foi bastante positivo considerando as expectativas do mercado de que após os ganhos significativos registrados na semana passada, o início desta semana seria de realizações de lucro em meio a condições mais favoráveis as lavouras. A movimentação negativa dos mercados externos, com commodities energéticas/metálicas em queda e dólar em alta permitiu a confirmação deste movimento nos vencimentos mais longos. Mas não foi suficiente para pressionar o vencimento agosto em meio a prêmios firmes no golfo e expectativas de que os estoques projetados pelo USDA não confirmem a realidade do mercado norte americano. 

Ainda nos EUA, as inspeções semanais de exportação na última semana atingiram 6,515 mi/bushels ante 3,011 na semana passada e 11,209 no mesmo período de 2009.  No Brasil, a receita com exportações na segunda semana de julho atingiu U$ 106,86 mi. A média mensal de julho supera em 16,2% junho e 19% o registrado no mesmo período de 2009. Em junho, a China importou 6,2 mi/t (recorde mensal) com alta de 42% ante maio e 32% ante junho/09. No semestre as importações cresceram 17%. 

Tendência- tecnicamente, o mercado de soja tem espaço para uma realização no curto prazo, especialmente em meio a condições climáticas atuais nos EUA. De qualquer forma, até que o mercado não tenha uma percepção mais clara quanto ao potencial produtivo final das lavouras norte-americanas, a pressão de venda tende a ficar limitado devido a demanda robusta.

Tags:

Fonte: XP Investimentos

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias