Soja: safra 2010/11 deve alcançar 69,95 milhões de t, estima AgRural

Publicado em 10/08/2010 14:48
Produção de soja pode ser a maior da história. Com área recorde, próxima safra pode chegar a 70 milhões de toneladas, mesmo com quebra no RS e em MS.
De acordo com o 1° levantamento da safra 2010/11 concluído pela AgRural na sexta (06), a produção brasileira deve atingir 69,95 milhões de toneladas, superando o atual recorde de 68,47 milhões. O resultado otimista deve-se ao crescimento da área plantada pelo quarto ano consecutivo e que pela primeira vez alcança os 24,05 milhões de hectares. Apesar da perspectiva de quebra de produtividade no Sul do país, o Brasil deve colher em média 48,5 sacas por hectare, apenas 0,3% abaixo da produtividade recorde obtida na safra 2009/10.

Com perspectiva de quebra de safra no Rio Grande do Sul – a produção recua 11% e chega a 9,10 milhões de toneladas, a estimativa é que os sojicultores do Sul colham 24,87 milhões de toneladas em 2010/11, 3% menor em relação à temporada anterior. Apesar da queda, a safra será recorde no Paraná e em Santa Catarina, que devem produzir 14,38 milhões de toneladas e 1,38 milhões. “Vou aumentar a minha área de soja sobre 700 hectares de milho”, afirma Ely Germano, produtor de Arapoti (PR).

A região Centro-Oeste, por sua vez, deve superar o atual recorde de 31,48 milhões de toneladas e chegar a 32,91 milhões. A previsão é que Mato Grosso alcance históricos 20,03 milhões de toneladas com uma produtividade média de 53 sacas por hectare. “O preço subiu nos últimos dias e a tendência é que cresça mais até o final do ano, animando os produtores a plantar. A expectativa é sempre a melhor”, diz Argino Redin, produtor de Sorriso (MT). Com boas perspectivas para a próxima temporada, Goiás deve plantar 8,05 milhões de toneladas, um recorde para o estado.

A expectativa também é positiva para as regiões Norte e Nordeste, onde a colheita tem potencial de alcançar 7,63 milhões de toneladas com recorde de produção em todos os estados. Destaques para Maranhão e Piauí, onde a safra deve crescer mais de 20% em relação a 2009/10. Para Fernando de Freitas Borges, do departamento financeiro da Fazenda Sapucaí, em Balsas (MA), o pessoal está bastante otimista. “A safra passada foi muito ruim por causa da falta de chuva, mas este ano promete ser melhor. Acreditamos que melhorando a produtividade, a margem de lucro será maior”.

Tags:

Fonte: AgRural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias