Grãos: Colheita nos EUA pode dar direcionamento ao mercado

Publicado em 13/09/2010 16:36 e atualizado em 13/09/2010 17:26
Na última sexta-feira, o mercado - principalmente da soja, do milho e do trigo - voltou todo o seu foco para o relatório mensal de oferta e demanda divulgado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Os dados de aumento de estimativa de produção da soja e redução da produção do milho movimentaram o mercado na Bolsa de Chicago. A oleaginosa trabalhou bastante pressionada e o cereal avançou na CBOT.

Agora, nesse começo de semana, as atenções mudaram e o ponto central é a colheita nos Estados Unidos. Por conta disso, a palavra de ordem para as cotações das commodities agrícolas nos próximos dias deverá ser volatilidade, uma vez que o clima irá direcionar a finalização da safra, que se dará baseada nas variações de umidade e temperatura.

Segundo um instituto de meteorologia norte-americano, a partir desta quarta-feira, tempestades e pancadas de chuva podem se desenvolver do oeste para o leste do meio oeste do país. Ainda segundo o insituto, essa precipitação não deverá contribuir com as lavouras de soja ou com os trabalhos da colheita. Essa condição deverá se manter até sexta-feira. As temperaturas também devem apresentar alterações e ficar abaixo do normal para o período.

No final da tarde desta segunda-feira (13), o USDA irá atualizar os números para esse ciclo com seu relatório de acompanhamento de safra. Quanto à colheita, o departamento afirma que 6% do milho já foram colhidos e a colheita do trigo de primavera está quase concluída. Para a soja, os trabalhos ainda não foram iniciados.

Tags:

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias