Chuvas regulares animam produtores de soja do Piauí

Publicado em 10/12/2010 09:50
Há 40 dias chove regularmente no sul do Piauí. O clima favorável empolgou os produtores de soja. A área plantada na região dos cerrados deve chegar a 370 mil hectares. São 8% a mais do que no ano passado.

O plantio está no fim na fazenda do agricultor Altair Fianco. Duas máquinas são usadas para semear os grãos. Ele está plantando 1,4 mil hectares e espera colher 4,5 mil toneladas de soja.

“Nós estamos com 60% da safra plantada e já em pleno desenvolvimento vegetativo. O normal dessa época está em torno de 40%. A chuva se antecipou. Com esses novos fatores, nós teremos uma boa safra”, avaliou Fianco.

A chuva chegou mais cedo na fazenda do agricultor Tomas Kudies. Ele já terminou o plantio em 2,4 mil hectares. Nesta safra o produtor espera antecipar a colheita.

“Normalmente, nossa chuva começa em torno do dia cinco, dez ou 15 de novembro. Este ano, nossas chuvas começaram no final de outubro e nós começamos nosso plantio antecipado, o que propicia uma colheita antecipada também”, disse Kudies.
 
Em algumas áreas a soja já está com 30 centímetros. Uma delas foi plantada há 35 dias. Animados, os produtores estimam uma safra superior a um milhão de toneladas de grãos. É a maior da história do Piauí.

A expectativa dos produtores deve se confirmar. O agrônomo Luís Rogério Ugoccione percorreu grande parte das lavouras da região e está otimista. “Pelo que eu vejo nessa e em outras lavouras da região, vamos ter uma ótima safra”, concluiu.

A colheita da soja, no Piauí, deve começar em março.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias