Consultoria reduz safra argentina de soja em 7,5 milhões de toneladas

Publicado em 03/01/2011 14:29 e atualizado em 03/01/2011 15:31
A consultoria Agritrend reduziu suas estimativas para a colheita de soja e milho na Argentina por conta da severa estiagem pela qual passa o país.

Em novembro, o estimado para a oleaginosa eram 55 milhões de toneladas e para o cereal 25,5 milhões de toneladas. Porém, o estimado agora são 47,5 milhões e 23 milhões de toneladas, respectivamente.

O vice-presidente do Movimento de Consórcios Regionais de Experimentação Agrícola (Crea), Juan Balbín, "há um grande temor de que se repita o panorama climático da safra 2008/2009, quando o rendimento foi muito baixo e produtores de soja e milho quebraram".

O La Niña vem impactando mais fortemente nas lavouras nessas últimas semanas, reduzindo expressivamente as chuvas. No começo do ano passado, a cidade de Córdoba sofreu com inundações e agora sente os resultados da seca. A região mais afetada na Argentina é a central.

Ainda segundo Balbín, essas alterações climáticas - que não acontecem só na Argetina - provocam também uma perspectivas de preços mais altos para as matérias-primas. Por conta disso, alerta para um complicado cenário tanto para os produtores quanto para a alimentação mundial.

De acordo com o vice-presidente do Crea, para os agricultores a situação se agrava pois o volume da colheita pode não ser o suficiente para cobrir seus gastos. "Muitos podem nem ter colheita", lamenta. Com isso, os investimentos para a próxima safra podem ser cancelados.

Paralelamente, as estimativas para o rendimento financeiro das exportações também foi reduzida. Em novembro, o estimado para todas as culturas era de US$ 31,362 bilhões, agora, a estimativa passa a ser de US$30,530 bilhões. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias