Valorização crescente da soja pode levar grão a preço recorde

Publicado em 17/01/2011 09:52
Informação da redução da oferta, vinda com o relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, estimulou o mercado.
A informação da redução da oferta de soja, vinda com o relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, estimulou o mercado, que negociava na última sexta, dia 14, a oleaginosa a US$ 14,2250 o bushel para contratos com vencimento em março. Essa valorização crescente pode levar o grão a patamares recordes registrados 2008.

Divulgado na última quarta, o relatório apresentou reduções no safra americana, agora estimada em 90,602 milhões de toneladas (-1,36%), e Argentina, projetada para alcançar 50,5 milhões de milhões de toneladas (-2,88%). Os estoques finais do grão nos Estados Unidos para o período 2010/2011 também tiveram uma baixa: estimados em 3,81 milhões de toneladas (-15,15%), ficaram aquém da expectativa média do mercado, de 4,3 milhões de toneladas. Todos os esses fatores impactaram na bolsa e ajudam a explicar a alta do grão, como observa o diretor da Capital Corretora, Farias Toigo:

– O mercado está caminhando para o recorde de 2008, quando chegou a US$ 16,58. Se realmente esses fatores se confirmarem, os preços serão puxados para cima.

Como o governo brasileiro vem adotando medidas para conter a desvalorização do dólar, o cenário pode ficar ainda mais favorável. Até porque, como observa o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro-RS), Rui Polidoro Pinto, se a moeda americana fica em baixa, anula o efeito da alta da soja na bolsa para o produtor daqui.

– De qualquer forma, é uma boa perspectiva para a produção brasileira – completa Polidoro.

Tags:

Fonte: Zero Hora

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS
Inundações no Rio Grande do Sul trazem grandes incertezas para a soja brasileira