Nova Mutum: 20% não recadastraram lavouras de soja

Publicado em 17/02/2011 12:15

O prazo para os produtores de soja recadastrarem suas propriedades junto ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) encerrou na terça-feira (15). No entanto, em Nova Mutum 20% não providenciaram a atualização e deverão ser multados. No município são 298 produtores, que juntos plantaram cerca de 300 mil hectares de soja.

A equipe de fiscalização inicia as visitas a campo na segunda-feira. Conforme Só Noticias já informou, a medida foi instituída para auxiliar no controle fitossanitário. “Isso facilita a fiscalização no período do vazio sanitário, impedindo que propagação de doenças, a exemplo da ferrugem asiática”, disse o fiscal Fábio Cândido da Rosa.

A necessidade do recadastramento tem por base o decreto 1.424, de 20 de agosto de 2008. As informações levantadas ajudam o Indea a traçar um perfil do produtor mato-grossense. São dados sobre a primeira aplicação contra a ferrugem asiática, produtividade por hectare, áreas próprias e arrendadas, entre outros.

A multa é de aproximadamente R$ 340 e mesmo pagando a multa o produtor não ficará isento do recadastramento.

Tags:

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea
Prêmios da soja começam a subir e produtor tem bom momento para travas pensando na safra 24/25, diz analista
Preços da soja sobem em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando demais commodities
Prêmios da soja disparam na primeira quinzena de maio, atingem maior patamar do ano e sinalizam oferta mais curta no Brasil
Colheita de soja do RS atinge 85% da área; Emater vê "drástica" redução na qualidade