Índios impedem a colheita da soja em municípios do noroeste do Mato Grosso

Publicado em 24/02/2011 11:24
Os sojicultores dos municípios de Campos de Júlio e Nova Lacerda, no noroeste do Mato Grosso estão frente a dificuldades para relizarem sua colheita nas propriedades demarcadas para homologação da terra indígena Uirapuru.

Segundo Rogério Romanini, diretor de Relações Institucionais da Famato, os índios querem impedir a colheita da soja em 6 mil hectares, sendo 4 mil de uma mesma propriedade. No entanto, Romanini diz ainda que os produtores estão propondo um acordo com os indígenas para que a colheita seja feita, uma vez que a homologação ainda não foi concluída.

De acordo com a federação, a área estabelecida pela Funai teve um acréscimo para 21.680 hectares, sendo 50% do total, há mais de trinta anos, ocupados por doze propriedades rurais.

"Tem vários processos no Tribunal Regional Federal, recursos dos produtores, aguardando julgamento. Queremos que a Funai converse com os índios para que eles entendam que precisam aguardar os julgamentos e deixem a gente colher até que essa questão judicial seja concluída", disse o produtor e dono de uma fazenda em Campos de Júlio, Evandro Cesar Padovani.

O diretor da Famato disse ainda que deve propor uma reunião entre o Ministério da Justiça e a Funai com o objetivo de buscar uma solução isenta de conflitos para ambos os lados. Os produtores questionam a demarcação, mas o representante da Funai em Cuiabá, Carlos Márcio Vieira Barros, desconhece a ilegalidade do processo e acrescenta que a área já foi homologada, faltando apenas indenizar as benfeitorias.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Início de greve na Argentina faz farelo subir mais de 3% em Chicago e soja intensifica altas nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação