USDA aumenta projeção para área de soja, milho e algodão na safra 11/12

Publicado em 24/02/2011 12:43 e atualizado em 24/02/2011 18:49
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou nesta quinta-feira (24), durante o Fórum Agrícola que acontece nos EUA um aumento para as áreas de soja, milho e algodão na safra 2011/12.

Para a oleaginosa, o aumento foi de 0,77% e uma estimativa de 31,57 milhões de hectares (78 milhões de acres). Já para o cereal, alta de 4,3%, e 37,23 milhões de hectares (92 milhões de acres).  A área prevista para o milho veio ligeiramente acima do esperado pelo mercado. 
O acréscimo mais expressivo aconteceu para o algodão - 16,2%. A área prevista é de 5,16 milhões de hectares (12,75 milhões de acres). Já a área do trigo deve registrar uma alta de 6,3%, alcançando os 23,07 milhões de hectares. 

As áreas de plantio previstas pelo USDA para as principais culturas são as maiores desde 1998 e devem somar 103,2 milhões de hectares na sara 2011/12.

Sobre a produção, o USDA estima 348,76 milhões de toneladas de milho, um avanço de 10,3% em relação à safra passada. Já a produção de soja deve ter um incremento de 0,48%, registrando a marca de 91,04 milhões de toneladas. A expectativa para o algodão é de 4,25 milhões de toneladas - aumento de 6,44% - e para o trigo é de 56,61  milhões de toneladas - safra 5,8% maior. 

O departamento também divulgou estimativas para os estoques finais. Para a soja, os números apontam 4,35 milhões de toneladas para a temporada 11/12, uma das menores estimativas da história do Fórum Agrícola. Para o milho, a expectativa é de 21,97 milhões de toneladas. 

Apesar do aumento da área de produção, as estimativas divulgadas pelo USDA apontam para uma continuidade de reservas bastante ajustadas nos Estados Unidos.

Segundo o analista de mercado Ricardo Lorenzet, da XP Investimentos, os números não trouxeram grandes novidades, mas mesmo assim confirmam uma expectativa macro positiva para o mercado agrícola, influenciada, principalmente, pela fraqueza dos estoques. 

Tags:

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil
StoneX vê safra de soja 26/27 do Brasil em 183,36 mi t e menor exportação de milho em 25/26
Entrada da nova safra americana no mercado traz pressão sazonal sobre a soja de Chicago, mas clima do BR permanece no radar
Soja recua em Chicago nesta 5ª feira com China ainda limitando demanda dos EUA