Soja: Mercado recua frente à ausência de fatores direcionadores

Publicado em 28/02/2011 12:22 e atualizado em 28/02/2011 14:16
Depois das expressivas altas da última sexta-feira - de mais de 40 pontos - os futuros da soja voltaram a recuar e encerraram o pregão noturno de hoje em baixa na Bolsa de Chicago. As quedas, no entanto, não foram capazes de retirar o patamar psicológico dos US$13,50. As perdas se estenderam para a sessão diurna, e as cotações continuam operando do lado negativo da tabela.

Segundo uma análise da XP Investimentos, o mercado apresenta uma ausência de fatores direcionadores, confirmando a volatilidade que já vinha sendo anunciada por alguns analistas nos últimos dias.

Apesar dessas fortes oscilações, os traders continuam afirmando que os fundamentos permancem positivos e devem promover uma alta no mercado de grãos. Na última sexta-feira, o relatório de exportações semanais do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe números que sinalizavam uma volta da procura pela oleaginosa norte-americana, o que serviu como trampolim para os preços.

As cotações vinham registrando significativas perdas, porém, voltou a se focar na demanda e começou a se recuperar.  Este é, portanto, o principal fundamento, em qual apostam os traders, que deve guiar os futuros para novas altas.

Entretanto, apesar do cenário macro bom para o mercado, há também fatores negativos. A grande safra da América do Sul é um desses fatores e exerce expressiva pressão nos preços.

Tags:

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil
StoneX vê safra de soja 26/27 do Brasil em 183,36 mi t e menor exportação de milho em 25/26
Entrada da nova safra americana no mercado traz pressão sazonal sobre a soja de Chicago, mas clima do BR permanece no radar
Soja recua em Chicago nesta 5ª feira com China ainda limitando demanda dos EUA