Soja: Atraso da colheita no Brasil dá suporte ao mercado na CBOT

Publicado em 02/03/2011 11:22 e atualizado em 02/03/2011 15:45
Os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago novamente avançaram nesta quarta-feira e fecharam o pregão noturno no campo positivo pelo segundo dia consecutivo, com altas de dois dígitos.

Segundo analistas ouvidos pela agência Bloomberg, o mercado encontra sustentação nas chuvas que atingem regiões do Brasil e que podem atrasar a colheita por conta do excesso de água nas lavouras, comprometendo a qualidade da safra. A previsão é de que o Mato Grosso, principal estado brasileiro produtor da oleaginosa, receba  mais chuvas neste fim de semana.

"A volta das chuvas causou um atraso no progresso da colheita, e isto deve adicionar firmeza ao mercado de oleaginosas", disse um representante da consultoria Agritel.

Além disso, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) estima ainda os menores estoques globais de soja dos últimos dois anos em 58,2 milhões de toneladas. Paralelamente, a demanda mundial deve permanecer bastante aquecida, principalmente por parte da China.

Paralelamente, as cotações ainda pegaram carona em um movimento de compras técnicas e nas compras de usuários finais - que aproveitaram o recuo dos últimos dias para garantir seu abastecimento.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja/Cepea: Negócios se aquecem no spot
Soja: Mercado opera em campo misto e com estabilidade na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana