Grãos voltam a focar fundamentos e permanecem em alta

Publicado em 21/03/2011 10:59 e atualizado em 21/03/2011 11:44
A soja encerrou o pregão noturno desta segunda-feira no azul na Bolsa de Chicago. Os futuros estão estendendo os bons ganhos registrados na última sexta-feira, resultado das boas notícias vindas sobre a situação da usina de Fukushima e do cessar-fogo na Líbia.

Na sessão de hoje, o mercado se mostrou bastante volátil na CBOT, encerrando com leve alta. A oleaginosa encontra ainda sustentação nos movimentos positivos das macro-commodities  e na fraqueza do dólar.

Por outro lado, as preocupações com a colheita no Brasil e a possível redução da área de plantio nos EUA contribuem para a alta.

Segundo analistas, os grãos voltaram a se focar nos fundamentos - principalmente o demanda, que ainda se mostra bastante aquecida - depois da significativa queda originada no pânico que se instalou no mercado financeiro após terremoto e o tsunami que devastaram o Japão.

Clima - As condições climáticas adversas ao redor do mundo também agem como fatores de sustentação para os preços dos grãos.

Para o milho, as especulações de que possíveis inundações e o clima frio nos Estados Unidos no próximo mês possam atrasar o plantio do cereal nos EUA dão suporte aos preços.

Em contrapartida, o trigo avança frente ao clima seco e quente que pode comprometer as lavouras de inverno que começam a se desenvolver nas planícies do sul norte-americano e também com o clima frio e úmido podendo prejudicar as culturas de primavera.

No caso da soja, os preços pegam impulso também nos excessos de chuva no Brasil que podem reduzir os índices de produtividade e a entrega dos grãos nos portos brasileiros, o que acarretaria a demanda maior pela oleaginosa norte-americana.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação