USDA reduz estoques de soja e milho

Publicado em 31/03/2011 09:46 e atualizado em 31/03/2011 14:14
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou na manhã desta quinta-feira (31) seu relatório com os números de intenção de plantio para a próxima safra. Os números trazem redução para a área da soja e aumento para a do milho.

Para a soja, o estimado são 31 milhões de hectares (76,6 milhões de acres), uma redução de 1% em relação à área de 2010. Já para o milho, houve um incremento de 5% se comparado ao ano passado e a área deverá totalizar 37,31 milhões de hectares (92,2 milhões de acres).

Estoques trimestrais físicos - Os estoques trimestrais físicos tanto da soja quanto do milho vieram abaixo das expectativas do mercado e também menores do que os registrados no mesmo período do ano passado.

Em 1º de março, para a soja, os estoqyes eram de 33,99 milhões de toneladas (1,25 bilhões de bushels). O volume é 2% menor do que na mesma época em 2010 - 34,56 milhões de toneladas. A expectativa do mercado era de algo em torno de 35,24 milhões de toneladas.

Os estoques de milho, por sua vez, registraram em 1º de março uma queda de 15% em relação ao ano passado e totalizavam 165,69 milhões de toneladas (6,52 bilhões de bushels). A estimativa do mercado era de 170,21 milhões de toneladas. 

Veja o resumo do relatório feito pela Cerealpar

>> USDA Março  - Estoques e área de plantio

Para o analista de mercado Ricardo Lorenzet, da XP Investimentos, o relatório divulado pelo USDA deixa claro que o mercado tem uma sustentação fundamental bastante forte na soja com os estoques muito baixos e a área menor.

No caso do milho, mesmo com a área maior, Lorenzet afirma que o quadro não será fácil já que os estoques estão muito baixos, o que é bastante preocupante. Confira abaixo uma tabela com os cenários de oferta e demanda para a soja nos EUA, da XP Investimentos.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco