Fungicida promete combate ao mofo branco e doenças da soja e feijão

Publicado em 13/04/2011 15:59
Não se pode afirmar o aumento da produtividade, apenas afirmam a lavoura bem estabelecida
Uma das principais doenças que têm causado grandes prejuízos econômicos aos produtores de soja e feijão é o mofo branco, que ataca toda a parte aérea da planta, podendo evoluir para a morte e a consequente diminuição da produtividade. Apresentado pela Ihara na 3ª Agrovia, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de março em Itapeva (SP), o fungicida Certeza promete combater o mofo branco e as principais doenças da soja e feijão.

De acordo com David Dadona, administrador técnico de vendas da Ihara Itapeva o Certeza é o único da categoria com registro para mofo branco. Para ele, o maior benefício é a segurança que o produto traz, já que, com o uso dele, a semente não será contaminada por essa doença.

Além disso, ele protege a plantação contra todas as outras doenças como antracnose, Phytium e Fusarium. O produtor tem certeza de que terá uma lavoura bem estabelecida – afirma David.

Já em relação à produtividade, Dadona explica que, devido a inúmeras variáveis que ocorrem durante o ciclo, não há como afirmar se o produto aumenta ou não a produtividade.

O tratamento de sementes começa na fase inicial do ciclo. Já na fase final, ocorrem muitas variáveis. O que se pode afirmar é que o produtor acaba tendo uma lavoura bem estabelecida, diz o administrador.

Quanto às técnicas de manejo, David explica que, para o feijão, deve-se aplicar 180 ml por hectare, que é a dose para 100 quilos de sementes. Já para a soja, o indicado seria 200 ml por hectare para 100 quilos de sementes. Além disso, deve-se fazer o tratamento de sementes em no máximo três dias antes do plantio.

O custo do produto varia de acordo com o tipo de produtor e região. Mas, de um modo geral, segundo Dadona, gira em torno de R$15 a R$14 por hectare.

Tags:

Fonte: Portal do Agronegócio

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira