Aprosoja leva informações estratégicas ao produtor de Cascavel

Publicado em 20/05/2011 11:11
A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) promoveu na noite de quinta-feira (19.05), em Cascavel, o Circuito Aprosoja. O evento reuniu aproximadamente 150 produtores e empresários do município e do entorno. A região Oeste do Paraná é a segunda a receber a etapa nacional do Circuito, que já percorreu Dourados (MS). Entre os temas debatidos no evento destacam-se os desafios e oportunidades para a próxima safra 2011/12, comunicação no agronegócio e os projetos e ações que a Aprosoja vem realizando em prol do fortalecimento do setor.

O presidente da Aprosoja Brasil e da Aprosoja Mato Grosso, Glauber Silveira, iniciou sua palestra destacando que o principal objetivo da Associação é levar informação ao produtor. “O principal ativo da Aprosoja é a informação que ela proporciona ao agricultor, auxiliando-o na tomada das decisões, no planejamento da safra”, destacou.

“Trouxemos para o produtor de soja do Paraná a nossa experiência no Mato Grosso, especialmente com os temas de logística, infraestrutura, legislação, que são assuntos em comum dentro do nosso setor. E reforçamos a importância da união das entidades rurais para fortalecer o segmento. Não queremos substituir o Sindicato e as Cooperativas, queremos somar e juntar forças, pois a soja é a principal commodity do nosso país e ter uma Associação trabalhando especificamente em defesa desta cultura é fundamental”, afirmou Glauber Silveira.

O presidente da Aprosoja Brasil reforçou que a Associação tem atuado intensamente junto aos parlamentares de Brasília na defesa dos interesses do segmento produtivo. “Toda semana nós nos reunimos com os deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária e levamos até eles os temas e os assuntos que são do nosso interesse, ajudando a compor a pauta de debates no Congresso”.

O Paraná, segundo maior produtor de soja do país, é responsável por 20% do total da produção do Brasil. No último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento do Brasil (Conab) o estado produziu 15 milhões de toneladas da oleaginosa. Cascavel juntamente com o município de Toledo é o maior pólo produtor do estado.

O analista econômico da consultoria em Agronegócio Celeres, Anderson Galvão, levou até os produtores rurais do Oeste do Paraná informações estratégicas sobre o mercado agrícola. “Quem plantar milho, soja, algodão e outras culturas vai ganhar dinheiro, porque as projeções são muito otimistas tanto em relação a produtividade quanto a rentabilidade. O preço da soja deve, no mínimo, se manter, podendo até subir”.

Porém, o analista alerta que a safra 2011/12 será um safra de preços elevados também no custo de produção. “O produtor que estiver capitalizado deve ter cautela na hora de fazer investimentos, especialmente na expansão de novas áreas. O planejamento na compra dos insumos é tão importante quanto o preço de venda. O produtor não pode deixar isso de lado, com risco de se comprometer. Controlar e regular os custos são fundamentais neste momento”.

Depois de Cascavel, o Circuito Aprosoja segue nesta sexta-feira (20.05) para Santo Ângelo (RS).   

Tags:

Fonte: Aprosoja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias