AgRural eleva safra brasileira de soja para 74,1 milhões de toneladas

Publicado em 07/06/2011 11:07 e atualizado em 07/06/2011 11:40
Quando junho chega, revisar a estimativa da safra brasileira de soja que já foi colhida é quase como cumprir tabela. É preciso entrar em campo e fazer o levantamento, claro, mas no geral os números não mudam muito. Nesta temporada 2010/11, contudo, as produtividades surpreendentes alcançadas na maioria dos estados ainda continuam rendendo novos incrementos no tamanho da produção do Brasil. Em sua décima estimativa, realizada na quinta-feira (02), a AgRural elevou a safra brasileira dos 73,173 milhões de toneladas calculados em maio para 74,065 milhões.

A maior parte desse incremento veio do ajuste na produtividade média do Paraná, que subiu para 55 sacas por hectare. Mas houve aumentos também no Rio Grande do Sul e na Bahia. Dos 12 estados que mais produzem soja no Brasil, aliás, apenas Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Piauí não bateram recorde – os dois primeiros devido ao excesso de chuva registrado durante a colheita; o terceiro porque não é todo dia que se supera as 53,9 sacas por hectare colhidas em 2007/08.

Com esses ajustes, a produtividade média do Brasil ficou em 51,2 sacas por hectare. Isso consolida o recorde mundial de rendimento nacional da oleaginosa, que antes era das 49,9 sacas colhidas pela Argentina na temporada 2006/07.

Tags:

Fonte: AgRural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias