Soja: Na safra 11/12, consumo pode superar produção, diz Oil World

Publicado em 14/06/2011 12:07 e atualizado em 15/06/2011 11:21
Apesar deste recuo de hoje, a tendência de médio e longo é positiva para as oleaginosas. De acordo com um informativo divulgado hoje pela consultoria, os estoques de oleaginosas irão cair na temporada 2011/12 ao passo que o consumo de alimentos, ração e combustível deverá ultrapassar os números da produção. Caso isso se confirme, o mercado pode registrar novas altas.

As reservas globais de 10 oleaginosas, incluindo a soja e a colza, irá recuar 4% para 78,9 milhões de toneladas enquanto o consumo deve aumentar 19% e alcançar as 463,2 milhões de toneladas. A produção mundial dessas 10 oleaginosas, por sua vez, deve ser de 459,2 milhões de toneladas, 11% maior do que a do ano anterior, informa o boletim da Oil World.

Um analista da consultoria disse ainda que os estoques de soja devem ficar em 66,9 milhões de toneladas, com uma baixa de 4,2%. Para a safra mundial 11/12, a estimativa divulgada pelo USDA em seu relatório de oferta e demanda de junho é de 262,79 milhões de toneladas.

"A demanda mundial foi bastante forte nos últimos 12 meses. As forças direcionais apontam para um incremento dessa demanda por alimento na Índia, na China e em demais países emergentes, bem como um aumento na demanda por biocombustívesis, principalmente na América do Sul, América do Norte e Europa", disse a Oil World.

A produção de oleaginosas foi reduzida, segundo as informações da consultoria, por conta da seca em algumas partes da França que afetou os rendimentos das lavouras nessas regiões e do clima frio acima do normal no Canadá e nos Estados Unidos.

Por conta dessa aumento do consumo e redução da produção, os preços da soja aumentaram 50%, parte por conta da demanda por óleos e farelo.

Dependência crescente

O mundo está cada vez mais dependente da produção de soja da América do Sul. Segundo a Oil World, a safra da Argentina deve ter um aumento de 7,7% para 53 milhões de toneladas e a do Brasil deve chegar a 73,5 milhões de toneladas. Os produotores no Paraguai, na Bolívia e no Uruguai colherão cerca de 12,6 milhões de toneladas da oleaginosa.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe nesta 2ª feira em Chicago acompanhando o trigo, mas com fundamentos de pressão a frente
Exportação de soja do Brasil recua 2,6% pela média diária até agora em maio, diz Secex
Produtores de soja da Argentina aguardam alta de preços para vender safra prejudicada por chuvas
Importações de soja do Brasil pela China aumentam 11,7% em abril ano a ano
Preços da soja sobem em Chicago nesta 2ª feira, acompanhando nova disparada do trigo