Produtores de soja do RS esperam oportunidades de mercado e de preço

Publicado em 28/07/2011 09:45
Comercialização da safra 2010/2011 de soja atinge 78%, diz consultoria.
O produtor de soja Carlos Eduardo Sperotto, de Santo Augusto, no Rio Grande do Sul, teve uma produtividade acima da média histórica. Chegou a colher cerca de 60 sacas por hectare. Para ele, a comercialização antecipada é o melhor caminho, mas espera o momento de fixação de preços para fazer a venda.
 
– A gente busca uma média. É difícil acertar e fazer ótimos negócios de primeira. A gente vai acompanhando os momentos bons de fixação de preços. Nos últimos anos esta forma antecipada de comercialização tem se mostrado melhor do que a comercialização após a colheita – revela.
 
Dados da consultoria Céleres indicam que a comercialização da safra de soja 2010/2011 chegou a 78%. O Estado mais avançado é o Mato Grosso, com 97% da produção vendida. Já no Rio Grande do Sul, conforme a consultoria, a comercialização está na metade. Na avaliação do consultor de mercado Carlos Cogo, no máximo 45% da safra foi negociada. Ele avalia que a tendência é que surjam boas oportunidades de negócios nas próximas semanas.
 
– Agora teremos boas oportunidades para comercialização porque os preços tendem a se descolar um pouco de Chicago e o comprador embute um prêmio, um valor a mais pela soja ainda disponível porque precisa dessa soja para fazer biodiesel e também o farelo de soja, que é uma grande demanda interna da avicultura e da suinocultura – acredita.
 
Segundo o consultor, os preços estão atrativos aos produtores, sendo a saca de 60 quilos negociada no interior por R$ 47,80. Ele avalia que há uma estabilidade nas cotações internacionais devido a problemas climáticos em território norte-americano.

Tags:

Fonte: Rádio Gaúcha

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto