Brasil supera Argentina em fornecimento de óleo de soja para a China

Publicado em 23/08/2011 08:52
Comércio de óleo de soja entre chineses e argentinos foi prejudicado por uma disputa comercial que acabou abrindo mercado para o Brasil.
O Brasil superou a Argentina como maior fornecedor de óleo de soja para a China nos primeiros sete meses deste ano. Os dados foram divulgados nesta segunda, dia 22, pela alfândega chinesa.

O comércio de óleo de soja entre os chineses e argentinos foi prejudicado por uma disputa comercial. A Argentina adotou medidas contra os produtos vindos da China que, em troca, reduziu as importações de óleo. Com isso, o Brasil ganhou mercado.

Foram exportados mais de 209 mil toneladas (209.536 toneladas) do produto, um aumento de 14% na comparação com o mesmo período de 2010. De janeiro a junho deste ano, o país asiático importou 58% (641.603 toneladas) a mais do que os primeiros sete meses do ano passado. Antes da disputa comercial, o óleo argentino respondia por 76% das importações chinesas e o Brasil era responsável por 21%.

Tags:

Fonte: Canal Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS
Inundações no Rio Grande do Sul trazem grandes incertezas para a soja brasileira