Soja: Produtor optou por comercialização antecipada

Publicado em 31/08/2011 15:01
Levantamento realizado no mês de agosto pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) indica que 86,2% da safra 2010/11 de milho em Mato Grosso já está nas mãos do consumidor final. Nesta última semana, a comercialização da commodity saltou de 66,3% no levantamento de julho, para os atuais 86,2%, uma evolução de 19,9 pontos percentuais no mês.

Esse ritmo acelerado de comercialização já era esperado após a definição da produção do agricultor, que mantém o interesse nos patamares atuais do milho. No ano passado, no mesmo período, o índice de comercialização foi superior, alcançando 32,6 pontos percentuais.

Ao contrário da safra passada, o produtor conseguiu diluir as vendas do cereal ao longo da safra este ano. De acordo com dados do IMEA, quando iniciou o período de colheita, no mês de junho, mais de 60% da produção já estava comercializada.

O diretor financeiro da Aprosoja e produtor de milho em Sorriso, Nelson Piccoli, destaca que isso possibilitou ao agricultor manter-se numa situação mais confortável durante a ‘boca de safra’, que é quando o volume de milho aumenta e os preços tendem a cair.

“Nos últimos anos o produtor tem se profissionalizado dentro da atividade, gerenciando melhor os seus custos e tendo mais segurança na hora da tomada de decisão de qual o melhor momento para comercializar a produção. O resultado é uma garantia de rentabilidade e redução da possibilidade de riscos por eventuais oscilações de preços”, afirma Piccoli.

O milho alcançou preços históricos em Mato Grosso na última semana. Em Canarana, região Leste do estado, a saca chegou a ser vendida a R$ 20,70. A produção do cereal no estado para a safra 2010/11 fechou em 6,9 milhões de toneladas, num total de 1,7 milhões de hectares cultivados.

Tags:

Fonte: Aprosoja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira