Soja continua movimento da semana e fecha sexta-feira em queda na CBOT

Publicado em 19/09/2011 07:44

Comentário:

Esta análise refere-se ao pregão futuro de dezesseis de setembro de 2011. Nesta sexta-feira, as cotações futuras de soja relativas aos três primeiros vencimentos da Bolsa Mercantil de Chicago (CME) fecharam com perdas modestas, conforme a tabela acima. Essas cotações encerraram a sessão futura nesta sexta-feira pelo quinto dia consecutivo de baixa, dando continuidade à retração iniciada após os previsores oficiais do USDA terem inesperadamente aumentados os seus prognósticos norte-americanos relativos ao tamanho da safra nova (2011/2012) e à magnitude do respectivo estoque final. As perdas acumuladas em Chicago relativas ao vencimento futuro Novembro/2011 atingiram o total negativo de 5 % na semana encerrada nesta data e registraram também o total igualmente negativo de 7,5 %, a contar da cotação máxima dos últimos três anos atingida ao final de agosto último.

Algum suporte ensejou recuperação das cotações da oleaginosa no início da sessão desta sexta-feira, a partir de comentários de que o mercado futuro estaria até certo ponto excessivamente vendido e de outros comentários de que o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) poderá rever para baixo em seu relatório de outubro próximo a sua projeção relativa ao tamanho total da área de lavouras de soja norte-americana a ser brevemente colhida, naquele país.

Entretanto, perdas moderadas terminaram ocorrendo no pregão desta data, parte em função da influência negativa de pregões externos, como foi o caso do recuo dos preços futuros do petróleo (vide o segundo gráfico abaixo) e da alta do Índice do Dólar (vide o terceiro gráfico abaixo). A esses fatores baixistas, foi também acrescentada a continuada liquidação de posições especulativas compradas de parte de fundos. Outro fator negativo consistiu no comentário de que a China nesta semana comprou soja da Argentina, ou seja, em época do ano em que já deveria estar adquirindo intensamente a oleaginosa dos EUA e não da América do Sul.

Tags:

Fonte: SojaNet

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS