Temores de desaquecimento da economia global provocam perdas acentuadas em futuros da soja

Publicado em 23/09/2011 07:54

Comentário:

Esta análise refere-se ao pregão futuro de vinte e dois de setembro de 2011. Nesta quinta-feira, as cotações futuras de soja relativas aos três primeiros vencimentos da Bolsa Mercantil de Chicago (CME) fecharam com sólidas perdas, conforme a tabela acima. Traders de fundos de especulação atuaram ativamente como vendedores e levaram as mencionadas cotações a níveis extremamente baixos (vide o primeiro gráfico abaixo) - os mais baixos desde 17 de março passado. O vencimento Novembro/2011 acusou perda acumulada de US$1,84 por bushel (US$4,06 por saco de 60 kg líquidos), ao longo das últimas quinze sessões futuras, o que representa 12,5 % abaixo da máxima do período.

Perdas acentuadas nos mercados acionários em bolsas de valores na Ásia e na Europa durante o período do mercado noturno, assim como o colapso nos mercados de energia nesta manhã desencadearam agressiva e ampla tendência vendedora de parte de especuladores ansiosos para livrar-se de posições compradas em diversos ativos. Esta tendência começou durante o período noturno (overnight) e estendeu-se até a abertura dos diversos mercados, na manhã desta quinta-feira. Notícias negativas sobre o setor industrial na China suscitaram temores econômicos globais que, por sua vez, não foram contidos pelo anúncio de parte do Banco Central dos EUA de novas medidas de expansão monetária.

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) informou que os registros de vendas de soja norte-americana destinada à exportação efetuados na semana passada totalizaram 404.400 toneladas, um bom número. Nesta data, o USDA também divulgou a venda para a China de 180.000 toneladas de soja estadunidense. Esses números foram conjuntamente muito positivos. Entretanto, os receios econômicos globais, os fatores macroeconômicos negativos, o estresse dos mercados financeiros e os desejos dos investidores de reduzir suas exposições a riscos globais terminaram por prevalecer, à sombra do temor generalizado de um desaquecimento da economia mundial. Estima-se que nesta quinta-feira os fundos de especulação tenham vendido cerca de 25.000 lotes futuros de milho, 13.000 lotes futuros (1.168.000 toneladas) de soja e 6.000 lotes futuros de trigo.

Tags:

Fonte: SojaNet

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS