Apenas 1,3% da área de soja foi plantada no MT

Publicado em 06/10/2011 07:44
Mesmo sem as melhores condições meteorológicas, alguns sojicultores mato-grossenses deram início na plantação da safra 2011/2012 ainda em setembro. No entanto, a grande maioria aguarda condições mais favoráveis do clima para realizar a semeadura.

Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia e Agropecuária (Imea), a porção semeada até o momento representa cerca de 1,3% dos 6,62 milhões de hectares projetados, comparado com 0,4% em igual período do ano passado. Celso Oliveira, da Somar meteorologia, alerta que as chuvas no estado só devem regularizar daqui a aproximadamente uma semana.

Oliveira explica que as chuvas no MT começaram há duas semanas, mas, estão irregulares, ocasionando valores acumulados discrepantes entre uma região e outra. "Em Vera já choveu nos quatro primeiros dias de outubro 75mm, quase metade do que é esperado para o mês inteiro. No entanto, em Campo Novo [região oeste], o acumulado é de apenas 5mm, o que é muito pouco para o plantio", aponta.

Tags:

Fonte: DCI

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias