Soja é responsável por sequestro de carbono

Publicado em 11/10/2011 10:59
“As lavouras de soja capturam mais carbono da atmosfera do que as florestas.” A afirmação é do pesquisador da Cooperativa dos Agricultores do Plantio Direto (Cooplantio) Dirceu Gassen, que por mais de 20 anos desenvolveu pesquisas para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O estudioso e difusor do plantio direto no país diz que a fotossíntese da soja é mais atuante do que das árvores, já que as florestas estão em equilíbrio – consumindo e soltando gás carbônico. As plantações de soja, ao contrário, estariam apenas consumindo a concentração de carbono.

Gassen garante que a agricultura não é agente poluidor do meio ambiente, mas sim ao contrário, aduzindo que, com a lavoura, todos os anos são produzidas toneladas de biomassa. O pesquisador diz que estudos da Embrapa nesse sentido já existem e que falta maior disseminação dessas informações por parte dos próprios agentes do agronegócio. Ele exemplifica a tese informando que a cada três toneladas de soja colhida, são geradas mais duas t. de palha. “São cinco toneladas de matéria seca por hectare. Então o agricultor está sequestrando 50% desse volume em carbono”.

Para produzir um quilo de carbono, a planta – na fotossíntese – consome 3,66 kg de CO2. “Em um cerrado ou floresta em equilíbrio, as plantas não aumentam a biomassa, porque as folhas caem, apodrecem, se decompõe, mineralizam e outra árvore nasce no lugar. A única forma de sequestrar carbono é tirando biomassa e, isso, a soja ou o milho faz, a floresta não, pois ela está em estado de equilíbrio”.

Dirceu Gassen comenta que, na América do Sul, são mais de 40 milhões de hectares em plantações de soja e que se for multiplicar a quantidade de carbono sequestrada todos os anos, a conta passará a contar – e muito – a favor do agronegócio, quando a questão for preservação ambiental.

“O agricultor vive uma tensão muito grande em termos de instabilidade. O setor precisa divulgar informações que muita gente desconhece. O agricultor é um guardador dos recursos naturais. Nenhuma outra atividade humana pode sequestrar CO2, apenas diminuir a emissão” finaliza o pesquisador, que agora atua como gestor da Área Técnica da Cooplantio.

*Dirceu Gassen é engenheiro agrônomo pela na Universidade de Passo Fundo, mestre em Agronomia, na área de fitossanidade, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e desenvolveu estudos em nível de doutorado na Nova Zelândia, adquirindo habilidades em inglês e dinâmica populacional de fauna de solo. Publicou livros sobre pragas em trigo, insetos subterrâneos, controle biológico, pragas em milho e plantio direto. Desde o início da implantação do plantio direto, na década de 1970, acompanhou atividades da ICI, com Erivelton Roman, na UPF.

Tags:

Fonte: Olhar Direto com Ascom Aprosoja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias