Médio-norte de Mato Grosso concentra 50% da rota do Circuito Tecnológico da Aprosoja

Publicado em 17/10/2011 13:54
Região é responsável por 40% da área total cultivada com soja no Estado.
A região médio-norte de Mato Grosso é responsável por 40% da área total cultivada com soja no Estado. Dos 6,4 milhões de hectares plantados na última safra 2010/2011, 2,5 milhões estão localizados nas propriedades da região. Por concentrar boa parte da produção do grão, 50% da rota que será percorrida pelas equipes do 3º Circuito Tecnológico da Aprosoja será realizado nas fazendas do Médio-Norte. Entre os principais municípios produtores destacam-se Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Vera e Ipiranga.

A largada oficial para a terceira edição do Circuito Tecnológico é nesta segunda, dia 17, na Fazenda Santa Luzia, de propriedade da família Badan, em Nova Mutum. A proposta é acompanhar as tecnologias utilizadas pelos agricultores no plantio da próxima safra. A meta é visitar 400 propriedades, aplicando questionários e coletando amostras de sementes e fertilizantes que serão enviadas para laboratórios credenciados para análise. Para isso, cinco equipes com quatro participantes cada uma sairão de Cuiabá com destinos ao interior do Estado.

O Circuito Tecnológico vai acompanhar o início do plantio de boa parte da área cultivada com soja em Mato Grosso, procurando saber dos produtores quais as expectativas para a próxima safra. Os questionários aplicados durante as visitas incluem perguntas sobre doenças e pragas, tipo de sementes e fertilizantes utilizados entre outros aspectos relacionados à produção. As equipes também irão avaliar junto aos produtores como estão as condições de logística para o escoamento da safra entre outros temas relacionados diretamente com o processo produtivo, como legislação ambiental e trabalhista.

Na primeira semana serão visitadas as propriedades rurais localizadas nas regiões norte e oeste do Estado. E na segunda semana será a vez das regiões Leste e Sul. A proposta da ação é fazer um raio X da próxima safra de soja mato-grossense 2011/2012. O Circuito Tecnológico encerra dia 28 de outubro.

Tags:

Fonte: Aprosoja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes