Soja ainda sente pressão da turbulência do mercado financeiro

Publicado em 19/10/2011 10:01 e atualizado em 19/10/2011 13:01
A soja voltou a recuar nesta quarta-feira. Os futuros da oleaginosa sinalizaram uma ligeira recuperação, registrando uma leve alta quase no fim das negociações, porém, não conseguiu se manter e acabou voltando para o lado negativo da tabela. Na sessão regular, os preços continuam recuando.

Analistas afirmam que essa significativa oscilação vista hoje foi reflexo de um tom mais esperançoso no mercado financeiro. Na Ásia, as principais bolsas de valores fecharam em alta e na Europa, as bolsas também avançam.

Além disso, os traders hoje ainda se depararam com dados positivos sobre a economia dos Estados Unidos, fato que contribuiu para acalmar os ânimos do mercado.

Mas, o que prevalece mesmo é a forte volatilidade por contas das incertezas que continuam rondando a crise da dívida na Europa. Porém, agora as expectativas são positivas, uma vez que o mercado espera, entre outras medidas tomadas pelas autoridades, o aumento do Fundo de Resgate Europeu ára US$ 2 trilhões.

Caso se confirme esse aumento da ajuda, o mercado deverá ter dias de mais tranquilidade, recuperando parte de seu fôlego. Entretanto, o que se espera se o contrário for anunciado é mais um aumento da aversão ao risco e mais dias de negociações baseadas no nervosismo do mercado.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul