Mau humor do mercado financeiro pressiona grãos em Chicago

Publicado em 01/11/2011 10:32 e atualizado em 01/11/2011 12:50
A soja segue recuando na Bolsa de Chicago e nesta terça-feira encerrou o pregão noturno abaixo do patamar dos US$ 12 por bushel. As perdas superaram os 20 pontos nos principais vencimentos da oleaginosa.

A alta do dólar index e mais a renovação do mau humor no mercado financeiro com novas informações vindas da Grécia pesam sobre as commodities agrícolas hoje.

Na noite desta segunda-feira (31), o primeiro ministro grego George Papandreou surpreendeu e preocupou o mercado e o mundo ao anunciar que vai submeter as medidas de austeridade exigidas por órgãos internacionais para continuar ajudando o país.

Alguns analistas acreditam ainda que a Grécia podeira até mesmo ser expulsa da Zona do Euro caso o resultado fosse desfavorável aos ajustes fiscais impostos pela União Europeia e pelo FMI.

Com esse nervosismo no mercado financeiro, os investidores continuam saindo das commodities e migrando para ativos mais seguros, como o dólar, por exemplo. Movimento que acaba favorecendo a alta da moeda norte-americana e a baixa dos preços entre as commodities. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja retomam fôlego e fecham 4ª em alta na Bolsa de Chicago, acompanhando o óleo
Preços da soja voltam a subir em Chicago nesta 4ª feira, acompanhando retomada do óleo
Soja: Preços têm leves baixas em Chicago nesta 4ª, dando sequência às perdas da sessão anterior
Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023