Importação de açúcar branco pela Indonésia deve atingir 100 mil t em 2015 com El Niño

Publicado em 22/10/2015 10:13

JACARTA (Reuters) - A Indonésia deve importar 100 mil toneladas de açúcar branco em 2015, depois de não ter importado nada do adoçante no último ano, disse um representante da indústria, com o tempo seco causado pelo fenômeno climatológico El Niño reduzindo a produção local.

Isso pode ajudar a elevar os preços globais, que dispararam nos últimos meses devido a preocupações sobre um déficit internacional de suprimento, mas é um golpe para o esforço do governo do presidente Joko Widodo para atingir autossuficiência em alimentos.

A produção de açúcar branco da nação do Sudeste Asiático deve cair 4 por cento, para 2,5 milhões de toneladas neste ano, ante 2,6 milhões em 2014, disse à Reuters o diretor-executivo da Associação de Açúcar da Indonésia, Tito Pranolo. Ele prevê uma queda para 2,4 milhões de toneladas em 2016.

"O preço (doméstico) é bom, mas os retornos estão caindo", disse o executivo da associação nesta quinta-feira. "Esperamos que os estoques finais sejam menores neste ano porque a produção vai cair devido ao tempo seco".

A Indonésia normalmente entra no período de chuvas em outubro e novembro, mas espera-se que o país enfrente um clima seco neste ano devido ao El Niño.

(Por Michael Taylor)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após recorde de moagem em 23/24, Coplacana projeta cenário favorável também para 24/25
Rússia proíbe exportação de açúcar até 31 de agosto, dizem agências
UE vê alta de 2% na produção de beterraba em 24/25 e maior oferta de açúcar
Unica e Orplana reafirmaram o compromisso para revisão do CONSECANA-SP
Ucrânia procura compradores de açúcar, já que cota da UE está quase esgotada